As inscrições para o 6º Prêmio Professores do Brasil já estão abertas e seguem até o dia 27 de outubro. Poderão candidatar-se ao Prêmio professores da Educação Básica dos sistemas públicos de ensino e das instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino.
Nesta edição serão contemplados os professores de todas as etapas da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) divididos em duas categorias:
I - Categoria Temas Livres:
a) Educação Infantil;
b) séries/anos Iniciais do Ensino Fundamental;
c) séries/anos Finais do Ensino Fundamental; e
d) Ensino Médio.
II - Categoria Temas Específicos:
Educação Integral e Integrada;
Ciências para os anos iniciais;
Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo.
Cada categoria terá até quatro professores premiados em cada uma das subcategorias, um por região do país. Os autores das experiências selecionadas pela comissão julgadora nacional, independentemente de região e da categoria, receberão R$ 7 mil, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições parceiras do Prêmio Fundação SM, Fundação Volkswagen, Abrelivros e Instituto Votorantim.
As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com placa comemorativa fornecida pelos parceiros Fundação SM, Fundação Volkswagen, Abrelivros e Instituto Votorantim.
Nas edições passadas, os inscritos precisavam apresentar projetos ou atividades concluídos ao fim do ano anterior ao da inscrição. Este ano, serão válidas experiências realizadas até a data da abertura das inscrições, ou seja, até o dia 1º de outubro. "Ampliamos as possibilidades de participação. Acreditamos que assim os professores ficarão ainda mais estimulados", ressalta a diretora de formulação de conteúdos educacionais da SEB, Mônica Gardelli.
A função do prêmio, de acordo com Mônica, é resgatar e valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações. Segundo ela, a iniciativa serve como estímulo para os professores inscritos e também como exemplo para outros profissionais. "A importância do prêmio se deve ao fato de ele valorizar experiências de professores da rede pública", disse. "Essas experiências, ao se tornarem conhecidas, podem ser replicáveis".
Poderão ser inscritas experiências que tenham sido realizadas ou que estejam em andamento, mas com resultados parciais comprovados, durante os anos letivos anteriores ao processo de inscrição. Cada candidato só poderá concorrer com 1 (uma) experiência em uma das categorias. Em caso de mais de um autor, apenas um receberá a premiação, devendo este ser indicado no formulário de inscrição como autor principal.
As inscrições para a sexta edição devem ser feitas na página do prêmio na internet, onde o professor encontrará, além da página dedicada à inscrição, mais informações sobre o prêmio e o regulamento.
O Prêmio Professores do Brasil é uma inciativa do Ministério da Educação/MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com instituições renomadas como: Fundação SM, Instituto Votorantim, Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Fundação Volkswagen, Conselho Nacional dos Secretários Estaduais (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
SEDUC