Está em Floriano-PI o caminhão de uma empresa que distribui energia elétrica. O objetivo é desenvolver um projeto direcionado a proporcionar benefícios a alunos e professores de escolas públicas. O veículo é equipado com televisão, som e todos os recursos de áudio e vídeo indispensáveis para uma aula dinâmica. O caminhão escola que vira sala de aula foi especialmente desenvolvido para o Multiplicar Energia, que estudantes e professores descobrem, juntos, as curiosidades sobre a energia elétrica.
O caminhão foi projetado para atender 25 alunos em cada apresentação e possui vários equipamentos, onde eles e professores recebem todos os conhecimentos e aprendem muitas curiosidades sobre a energia elétrica. Um mede a energia do corpo, outro transforma a energia solar em elétrica, assim faz funcionar uma lâmpada, já outro usa essa energia para fazer rodar um ventilador e tudo chama muita atenção dos alunos.
Também possui a maquete de uma casa, que simula quanto consome cada equipamento eletro eletrônico utilizado em uma residência. Geladeira, ar condicionado e chuveiro elétrico são os que mais fazem a conta de luz crescer, mas a mudança de hábito pode reduzir consideravelmente a fatura da energia.
As aulas são sempre interativas e dinâmicas levando os estudantes a raciocinar e aprender que existe a necessidade de utilizar energia com eficiência, sem perder o conforto. Aluno e professor também visualizam por meio de experimento os materiais não condutores de energia, como a madeira e a borracha, e os que conduzem energia, como o alumínio e outros metais. Essas informações ajudam a prevenir acidentes domésticos com a energia elétrica, destacou um dos servidores. Rodrigo Ávila que estava acompanhando o trabalho com os alunos da Unidade Bucar Neto e que também é servidor da empresa distribuidora de energia numa entrevista ao piauinoticias.com explicou, “nossa previsão é atender 3.750 alunos das redes pública municipal e estadual de ensino, já estamos com aproximadamente 2.500 alunos atendidos e estamos mudando a localização do caminhão de acordo com a oferta, inclusive, de alunos que queiram visitar o caminhão”.
Da redação
IMAGENS: piauinoticias.com