Começou nesta segunda-feira, 17, a distribuição do guia de redação do Enem às escolas públicas de todo o Brasil. Distribuído pelos Correios, o impresso de 52 páginas se destina a funcionar como material didático para os participantes e professores, na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. O “Guia do Participante – a redação do Enem 2012″ foi elaborado pela equipe da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e especialistas em Língua Portuguesa.
Coerente com o número de inscrições de participantes das escolas públicas por Estado, a maior quantidade de cópias se destina a São Paulo e Minas Gerais.
Ceará e Rio de Janeiro receberão quase o mesmo total de guias, calculado em função do número de escolas públicas, professores e atendimentos especiais.
A publicação atende ainda aos participantes que demandaram atendimento especial: 5.879 receberão a versão ampliada do manual – no momento da inscrição eles declararam deficiência visual – enquanto outros 345 obterão a versão em Braille. A tiragem total do Guia chega a quase 1.4 milhão de exemplares.
O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro a 5.790.989 candidatos, em 1.612 municípios. Os cartões de confirmação da inscrição serão entregues durante o mês de outubro.
Exame Nacional do Ensino Médio
Até 2008, o Enem era uma prova com 63 questões interdisciplinares, voltado para avaliar a qualidade do ensino médio no País. A partir de 2010, após reformulação, a maioria das instituições federais passou a usar o Enem para o ingresso dos alunos, no lugar do antigo vestibular.
A prova aborda, desde então, o currículo do Ensino Médio diretamente e, além de redação, o novo exame passou a ser composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo é composto por 45 itens de múltipla escolha.