• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), Regional de Floriano-PI, está com novidades em relação aos avanços obtidos para a classe e segundo a diretora do órgão no município, professora Lea Almeida, no dia 22 houve uma grande manifestação  em Teresina, com os servidores  administrativos de todo o Piauí, inclusive de outras classe de profissionais .

 


Eles são regidos pela Lei 038 e estiveram discutindo com o governo em relação aos direitos que  tem  em comum, disse a professora. Ainda segunda ela, cada secretaria passou a discutir as suas normas, isso porque há um conjunto  com algumas particularidades. “Foi um movimento que valeu a pena, porque o governo chamou para negociar e conversamos sobre questões referentes ao plano de cargos e salários”, disse a líder sindical.

 


No dia 31, sexta-feira, representantes da educação voltam a falar com o governo para que seja colocado sobre o reajuste salarial, que alguns funcionários administrativos não tiveram e devem saber como fica o plano dessa categoria, quando e como vão ser os percentuais de reajustes. De acordo com a diretora local os administrativos foram muitos prejudicados esse ano pelos aumentos que foram dados, alguns deles tiveram R$ 7,00 de aumento e o objetivo é que a partir de janeiro de 2013 quando os professores tiverem aumento, os administrativos também tenham.

 


Há 19 anos a classe esperava alguma posição sobre os precatórios  e nesse dia 29, houve a conciliação entre Tribunal de Justiça, Governo e o Sindicato. Segundo Lea Almeida são mais de onze mil trabalhadores na educação com direito a esse precatório e que em 1993, quando saiu uma determinada lista, houve injustiça com algumas pessoas que eram sócias da APEP e que agora é uma realidade.

 


Vai ser realizada uma assembleia para ser divulgado o valor e quando os trabalhadores vão receber o pagamento do precatório que deve iniciar em setembro. O advogado da classe ainda vai priorizar mais duas ações.

 

Da redação