As escolas do estado no município de Floriano-PI estão passando por problemas devido a falta de professores. Alguns deixaram de frenquentar as unidades de ensino devido a problemas existentes, outros, por estarem diretamente envolvidos com o momento político, disputando cargos eletivos.
“Estamos enfrentando alguns problemas devido à falta de professores, alguns saíram para disputar as eleições e o estado estava preparado com um número X de afastamento, mas de repente esse número extrapolou seis vezes mais a quantidade esperada pelo Estado”, disse professora .
Ela afirmou que estão sendo feitos ajustes em alguns setores para suprir a necessidade e que a prioridade é atender a todos os alunos com os professores em sala de aulas. “Estamos acompanhando a situação com professores da 10º Gerência Regional de Educação e da Secretaria Estadual de Educação e em determinadas escolas estamos unindo as turmas para que o alunado não saia prejudicado. Por exemplo, numa escola onde há duas turmas uma com 12 e outra com 13 alunos, estamos formando uma única turma e com isso vai haver uma sobra de carga horária do professor e automaticamente esse educador será relotado, dessa forma atendendo as necessidades da 10ªGRE”, colocou Acioly.
A professora disse ainda que são várias as disciplinas que estão sem professores neste momento e nomeou algumas delas, história, geografia, artes, religião e filosofia.
O secretário estadual de educação professor Atila Lira já tem conhecimento da situação e vem tentando resolver parte do problema, disse a educadora
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com