Durante uma semana os alunos apaianos que integram o órgão em Floriano-PI tiveram participando de atividades com os professores que atuam diariamente nas orientações com apoio dos pais. As ações colocadas em prática foram na área interna da Apae, bem como, em locais previamente programados para visitação.
Uma das atividades que mais deixou os estudantes à vontade foi um banho de piscina que ocorreu com a atenção redobrada dos educadores. Os alunos também estiveram com as Monjas Concepcionistas que fica na área do Centro Educacional São Francisco de Assis (CEFAS).
Toda a programação teve o acompanhamento da professora e diretora da Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (APEA), Douracy Soares. “ Tivemos muitas atividades, mas acredito que uma das ações que eles mais gostam é o banho de piscina, pois pode faltar qualquer das outras ações, mas essa jamais pode ficar de fora”.
A Semana Nacional do Excepcional em Brasilia, capital federal, no mesmo periodo, de 21 a 28, foi colocado como um esforço nacional no sentido de sensibilizar e conscientizar a sociedade em geral e ao Governo, nas suas diferentes esferas, sobre os direitos fundamentais da cidadania plena das pessoas com deficiência.
O slogan do evento deste ano, promovido pela Federação Nacional das Apaes, é "Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual".
O coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), Gilson Cardoso, lembra da mportância de todos nós nos engajarmos na luta pelos direitos por portadores de deficiência e com mobilidade reduzida".
Com informações do mndh
IMAGENS: piauinoticias.com