• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Estão abertas até o dia 17 de setembro as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, que consiste em um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos. Cinco categorias serão premiadas: mestre e estudante de doutorado; graduado, especialista e estudante de mestrado; estudante de graduação; estudante do ensino médio e Escola promotora de Igualdade de Gênero.

 

Os vencedores receberão além da premiação em dinheiro e computadores, bolsa de iniciação científica, mestrado e doutorado, concedida pelo CNPq, no valor total de R$ 250 mil. A data limite para envio das redações, artigos científicos e projetos pedagógicos é 17 de setembro.

 

O regulamento e a ficha de inscrição de cada categoria estão disponíveis no portal do Prêmio.

 

Construindo a Igualdade de Gênero

O Prêmio existe desde 2005 e tem por objetivo fortalecer e estimular a reflexão crítica e a pesquisa a respeito das desigualdades existentes entre homens e mulheres e trabalhar também a abordagem referente à classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos.

 

Instituído pela Secretaria de Política das Mulheres, no âmbito do Programa Mulher e Ciência, com o apoio do CNPq/Mcti, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - Secad/Mec, Secretaria de Educação Básica - Seb/Mec e Onu Mulheres o prêmio já teve 19.694 trabalhos inscritos nas sete edições anteriores.

 

Só em sua 7ª edição foram 3.965 participantes, distribuídos nas categorias: Estudante de Ensino Médio, que se inscreveram com redações; Estudante de Graduação; Graduados, Especialistas e Estudantes de Mestrado; e Mestres e Estudantes de Doutorado, que se inscreveram com artigos científicos.

 

A categoria Escola Promotora da Igualdade destacou-se pelo crescimento do número de projetos e ações pedagógicos apresentados em relação à edição anterior, de 2010. As ações de promoção da igualdade de gênero desenvolvidas em seu cotidiano contribuem para favorecer o envolvimento da comunidade escolar em torno dessa discussão.

 

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é o operacionalizado pelo Serviço de Prêmios do CNPq e pela Secretaria de Políticas para Mulheres (Spm).


SEDUC