O Projeto “Adote uma Árvore” que é do Instituto Federal do Piauí (IFPI) foi levado para o conjunto José Pereira da Silva, recém inaugurado no município com presença do governador Wilson Martins, alguns senadores e deputados, prefeito florianense Joel Rodrigues, o vice Oscar Procópio e outras autoridades locais.
O coordenador do projeto, Cláudio Moura disse numa entrevista ao piauioticias.com que é um trabalho social e também ecológico, onde os moradores foram beneficiados com várias mudas e sem nenhum custo financeiro. As plantas além de urbanizar a cidade ajudarão a esfriar o clima.
Foram distribuídas 300 mudas, mas o objetivo é fazer o plantio de mais de três mil só no referido conjunto, frisou Cláudio Moura.
A pessoa interessada preenche uma ficha para que seja feito um controle sobre qual espécie foi doada, isso para que ao final de 1 ano os técnicos possam acompanhar quantas árvores foram plantadas e quais as variedades.
Para as pessoas conseguirem as mudas, falou o coordenador, basta ir até o Instituto que fica no bairro Meladão e fazer o cadastro, identificando qual a espécie que deseja.
“Entre as mais procuradas para adoção estão as frutíferas, como manga, acerola e laranja, mas também tem as que são mais para sombra, como o Oití, Jamelão, Ipê branco e amarelo”, finaliza Cláudio Moura.
Dona Maria do Nascimento, moradora do Conjunto após receber mudas disse, “é uma satisfação em plantar uma árvore e acho louvável a iniciativa do Instituto Federal, pois além da sombra que proporciona um clima agradável a fruta serve para alimentação”.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com