• roma.png
  • vamol.jpg

censo copy copyComeçou nesta quarta-feira, 30, e vai até o dia 31 de julho o Educacenso 2012. O objetivo principal é fazer o levantamento de dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada.

 

“Nos reunimos para preparar o treinamento de todos os supervisores das Gerências Regionais de Educação (GREs). Primeiro eles vêm até a capital e depois vamos até os municípios e, se preciso for, vamos até às escolas para que todo mundo responda o censo e para que não haja dificuldade na hora da matrícula”, explica o gerente da Coordenadoria de Estatística da Seduc, Paulo Jales.

 

Paulo Jales disse ainda que “deixando de preencher o censo, a escola perde a identidade, ou seja, junto ao MEC ela deixa de existir”. A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

 

As informações que são coletadas sobre a escola é de infraestrutura, energia elétrica, água, esgoto, cozinha, secretaria, equipamentos eletrônicos como televisões, computadores e outros quesitos a mais. Já os dados coletados dos alunos e professores são de idade, sexo, cor/raça, em que série o aluno se encontra, nacionalidade, frequência com que vai as aulas, utilização de transporte escolar, se tem ou não alguma deficiência física, entre outros pontos. Na parte dos professores, os quesitos são bem parecidos com os dos alunos, porém com um pequeno acréscimo na função que exercem.

 

Visite o site do INEP e fique por dentro de todas as informações sobre você, aluno ou professor, e sobre a escola na qual trabalha ou estuda.

 

governodopi