• roma.png
  • vamol.jpg

piauiO Estado do Piauí mereceu destaque na XI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), realizada em São Paulo (SP). Segundo o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, que esteve no evento, realizado na semana passada, o Piauí foi objeto de muito interesse, por ser o primeiro estado brasileiro a criar uma secretaria específica na promoção de políticas públicas de inclusão.

 

“Isso reforça o compromisso do governador Wilson Martins em dar continuidade à política de afirmação dos direitos das pessoas com deficiência, e nos estimula no sentido de aperfeiçoá-la cada vez mais”, declarou o secretário. “Sempre buscando ampliar os espaços para ampliar o exercício da cidadania neste sentido”, completou. Hélder Jacobina esteve na Reatech, e demonstrou entusiasmo pelas novas tecnologias assistivas mostradas no evento.

 

O secretário ficou satisfeito com os cursos de capacitação realizados durante o evento, e se disse impressionado com a evolução no que se refere à acessibilidade. Durante a Reatech, Hélder Jacobina esteve com várias autoridades. Entre elas, a deputada federal Rosa Cavalcante de Freitas, a Rosinha da Adefal, representante do Estado de Alagoas, e o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira.

 

Vinda da ministra

Em reunião com Antônio José Ferreira, realizada no stand da Secretaria de Direitos Humanos - órgão ligado à Presidência da República - o secretário fez o convite para que a ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, venha ao Piauí. A ministra foi convidada a participar da abertura oficial da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontecerá em Teresina, de 28 a 30 de junho deste ano.

 

Hélder Jacobina reafirmou que a Reatech serviu para que os delegados piauienses verificassem que o Estado tem um trabalho reconhecido nacionalmente na área da inclusão social. "É impressionante a quantidade de pessoas, dos mais diversos estados brasileiros, que vieram nos abordar em busca de informações sobre a experiência piauiense em termos de políticas públicas de afirmação dos direitos da pessoa com deficiência", disse o secretário.


Ccom e Seid