Os deputados integrantes da comissão especial da Câmara criada para analisar o PNE (Plano Nacional de Educação) devem se reunir com o ministro da fazenda, Guido Mantega, na tarde desta terça-feira, 10. O encontro, que foi proposto pelo deputado Artur Bruno (PT-CE), será às 16:00h no gabinete do ministro. Para o deputado, a discussão do projeto com Mantega é de extrema importância.
— Precisamos discutir os números [do projeto] com ele. Investir 7,5% do PIB em educação é um avanço, mas precisamos ouvir o ministro.
Para o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), a necessidade do encontro se dá porque outras áreas, principalmente as ligadas ao setor financeiro, são privilegiadas em detrimento do PNE.
— Não há restrição fiscal para destinar os 10% do PIB para a educação. O relatório simplesmente enquadra a proposta que veio do Palácio do Planalto.
O PNE estabelece 20 metas educacionais que devem ser alcançadas pelo País no prazo de 20 anos. Entre elas o aumento de vagas em creches, a ampliação de escolas em tempo integral e a expansão das matrículas em cursos técnicos. O antigo PNE terminou em dezembro de 2010 e no momento não há nenhum plano em vigor.
R7 e Agência Câmara