A Sobest – Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências realiza, entre os dias 24 e 26 de maio, o IV Simpósio Nordeste de Estomaterapia. O evento vai debater a prática e a produção científica para o cuidado com pessoas que necessitam da atenção do profissional especializado. Estima-se que mais de 15 milhões de brasileiros estejam nestas condições, vivendo com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.
A programação vai apresentar grande variedade de temas que influenciam diretamente na qualidade de vida destes pacientes. Os profissionais irão debater sobre novas tecnologias, novidades no tratamento e cuidado, atuação do estomaterapeuta em pediatria e em diabetes, estruturação do serviço especializado no atendimento público e privado, e Legislação e Ética na área.
A realização do evento no Piauí coincide com o início do primeiro curso de especialização em Estomaterapia do estado, evidenciando o interesse de enfermeiros do Nordeste pela especialidade. “Este Simpósio é o primeiro dos quatros grandes eventos que acontecerão este ano no Brasil. O Objetivo da Sobest é levar cada vez mais o conhecimento especializado para perto dos profissionais, facilitando o acesso as informações científicas e troca de experiências”, afirma a presidente da Associação, Profa. Dra. Maria Angela Boccara de Paula.
A presidente da Comissão Científica e vice-Presidente da Sobest, Sílvia Angélica Jorge, destaca que a programação do evento pretende garantir aos congressistas e convidados um encontro científico abrangente, que proporcione aprendizado e favoreça aos profissionais momentos de integração.
A programação pode ser acessada no site http://www.sobest.org.br/evento/simposio-nordeste-de-estomaterapia
Fernanda d´Avila