Estão abertas até o dia 2 de fevereiro as inscrições para o Grupo Esperança Garcia (GEPEG), vinculado ao Campus Professor Barros Araújo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Picos. O processo seletivo oferta de 10 vagas, além da formação de cadastro de reserva, destinadas a discentes e docentes pesquisadores interessados em integrar o grupo.
As inscrições devem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário eletrônico, com envio de declaração de disponibilidade e carta de intenções, ambos em formato PDF e devidamente assinados. Link
definitivo – edital-de-seleção-para-grupo-de-estudos-esperança-garcia-uespi-2026.docx
Podem se inscrever discentes que estejam cursando ou que já tenham concluído cursos de licenciatura ou bacharelado nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, conforme a Tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES/CNPq. Também podem participar docentes que estejam cursando ou que já tenham concluído mestrado ou doutorado nessas áreas.
A coordenadora do GEPEG, professora mestra Joicyara Bernardes de Lima Ferreira informou que as vagas são destinadas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com previsão de ingresso dos novos membros em março de 2026. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, e todas as etapas ocorrerão de forma remota.
A relevância social do Grupo Esperança Garcia está no incentivo a estudos sobre direitos e garantias fundamentais de grupos sociais em situação de vulnerabilidade no Brasil, com ênfase no estado do Piauí. O debate acadêmico promovido pelo grupo contribui para a efetivação da proteção normativa desses grupos, ao evidenciar obstáculos sociais e institucionais que limitam o pleno exercício de direitos por pessoas em situação de vulnerabilidade social, jurídica e econômica.
Grupo Esperança Garcia
O GEPEG tem se destacado na UESPI pela reflexão crítica sobre o enfrentamento ao racismo e pela promoção dos direitos humanos. Entre seus pilares está a valorização da cultura afro-brasileira, por meio de ações que evidenciam as contribuições históricas e os desafios enfrentados pela população negra no Brasil, especialmente no Piauí.
Uespi