• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • SITE_BANNER.png
  • TV_ASSEMBLEIA.png
  • vamol.jpg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) e do curso de Pedagogia do PRILEI/CEAD, realizou entre os dias 19 de novembro e 4 de dezembro um amplo circuito de ações pedagógicas em escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Floriano e municípios vizinhos. O evento concluído hoje integra as atividades da disciplina Tópicos Especiais da Educação e compõe a Atividade Curricular de Extensão (ACE) das alunas em final de curso.

circuitopedagogico

O projeto, intitulado “Circuito de ações do Curso de Pedagogia (PRILEI/CAFS) nas escolas de educação infantil e ensino fundamental: ciências, interculturalidade, diversidade, inclusão, tecnologias e sustentabilidade”, promoveu vivências práticas alinhadas aos temas contemporâneos que orientam a formação docente e o compromisso social da universidade.

Segundo o coordenador do projeto, professor Alexandre Leite, as ações tiveram alcance em cinco escolas públicas, sendo quatro em Floriano e uma em Nazaré do Piauí. As atividades foram planejadas para fortalecer práticas pedagógicas relacionadas à interculturalidade, educação antirracista, valorização da diversidade, tecnologias digitais, sustentabilidade e educação ambiental.

Ao longo das intervenções, cada escola desenvolveu atividades específicas a partir de seu contexto e das temáticas trabalhadas. A Escola Municipal Marinice Attem, por exemplo, abordou o interculturalismo e a educação antirracista com rodas de capoeira, danças afro-brasileiras, contação de histórias, dramatizações, recital de poesias, exposições de bonecas, máscaras e culinária afro-brasileira, além de oficinas de bonecas Abayomi, tranças, turbantes e desfile de beleza afro.

A Escola Municipal Raimundo Neiva também trabalhou a temática antirracista, realizando palestra, mostra de filme, mural com autorretratos, pintura de mandalas, jogos educativos sobre personalidades negras, contação de histórias, roda de conversa e oficina de cabelo.

Já na Escola Municipal Marcos Carvalho, em Nazaré do Piauí, o foco foi a ecopedagogia e a educação ambiental, com produção de painéis, pinturas temáticas, estudos in loco e atividades lúdicas ao ar livre.

A Escola Municipal Odorico Castelo Branco desenvolveu vídeos sobre meio ambiente e oficinas com materiais recicláveis, produzindo copos poéticos, pizza da matemática e maquetes ambientais.

A Escola Municipal José Francisco Dutra, com turmas do EJA, trabalhou a educação ambiental por meio de produções artísticas e artesanato confeccionado com materiais reciclados, fortalecendo o vínculo entre sustentabilidade e criatividade.

Ufpi