• 1200x200.gif
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • SITE_BANNER.png
  • TV_ASSEMBLEIA.png
  • vamol.jpg

O Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFPI) realizou, na segunda-feira, 17 de novembro, às 19h, no Auditório Noé Mendes (CCHL/UFPI), a abertura do 1º Seminário de Administração Pública do PROFIAP/UFPI.

seminario

O evento contou com a presença do pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Sait Pereira de Andrade; do diretor do CCHL, Vitor Eduardo Veras de Sandes Freitas; dos coordenadores do PROFIAP, Liliane Araújo Pinto e Leonardo de Sá Pinheiro; além de docentes e discentes do PROFIAP, estudantes da graduação em Administração e demais convidados.

A conferência de abertura foi proferida pelo Secretário de Administração do Estado do Piauí, Samuel Pontes (SEAD-PI), com a palestra intitulada “Administração Pública e o Desenvolvimento Regional: desafios e perspectivas no estado do Piauí”.

Com o tema “Governança e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, o seminário busca promover um espaço qualificado de diálogo e reflexão sobre os desafios e as oportunidades da gestão pública contemporânea. A proposta destaca a relevância da governança, da inovação e da sustentabilidade como eixos estratégicos para o fortalecimento das instituições públicas e para o desenvolvimento regional.

Programação de 18 de novembro

Dando continuidade ao evento, nesta terça-feira (18 de novembro de 2025), a programação inclui:

14h – Minicurso: Análise de Conteúdo de Bardin, ministrado pelo Prof. Leonardo Pinheiro

14h – Minicurso: Introdução ao SPSS, ministrado pelo Prof. Delson Bonfim

18h10 – Palestra: “Corrupção, Integridade e Ética no Setor Público”, com Érika Mesquita, Diretora de Governança da PROPLAN/UFPI (em exercício)

19h40 – Mesa-Redonda: “Administração Pública e ODS da Agenda 2030: caminhos para uma gestão inclusiva, ética e inovadora”, com participação de Líbia Mafra (Dra. em Políticas Públicas e Assistente Social da UFPI) e Mariana Fiuza (Doutoramento em Estudos Internacionais pelo ISCTE), mediada por Patrícia Revannia, Servidora da UFPI, Especialista em Gestão Pública e mestranda do PROFIAP.

Ufpi