• 1200x200.gif
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • SITE_BANNER.png
  • TV_ASSEMBLEIA.png
  • vamol.jpg

Na manhã desta quinta-feira (6), teve início o VI Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos (SIPECT), que faz parte da programação da 7ª edição dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI). O evento reúne os Colégios Técnicos dos campi de Teresina, Bom Jesus e Floriano, e segue até esta sexta-feira (7).

mulhereseducaçao

Neste ano, o SIPECT tem como tema central “Protagonismo Feminino na Construção do Conhecimento: Ciência, Educação e Sociedade”, em sintonia com o tema do SIUFPI 2025. A proposta busca promover a reflexão, o diálogo e a valorização das contribuições históricas e contemporâneas das mulheres na ciência, na educação e na transformação social.

Para o superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, professor Ricardo Santos, o evento representa um espaço essencial para dar visibilidade à produção científica desenvolvida nos colégios técnicos da Instituição.“Os colégios técnicos já desenvolvem há bastante tempo a pesquisa e a extensão. Este é um momento importante para que estudantes e professores apresentem seus trabalhos e mostrem à comunidade o que vem sendo produzido. Muitas vezes se imagina que apenas a graduação faz pesquisa, mas os colégios técnicos também geram conhecimento e inovação”, ressalta.

Um dos destaques da programação é a palestra “Mulheres na Educação Básica, Técnica e Tecnológica: Desafios e Contribuições para a Sociedade”, ministrada pela professora Djanira Lopes. Em sua fala, a professora enfatizou a importância de discutir o protagonismo feminino e a equidade de gênero dentro do ambiente educacional. “Nós vamos falar sobre as mulheres na educação básica, técnica e tecnológica, qual é o papel dessa mulher e como ela é acolhida nessa educação. Precisamos discutir protagonismo feminino e trazer novas possibilidades que promovam a equidade de gênero”, destaca.

O diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT), professor Jossivaldo Pacheco, reforçou a relevância do reconhecimento do ensino técnico dentro da UFPI. “Nós, professores do ensino básico, técnico e tecnológico, fazemos ensino, pesquisa e extensão. Participar do SIUFPI e do SIPECT é uma forma de reafirmar nosso papel e o reconhecimento do ensino técnico na Universidade Federal do Piauí”, afirma.

Com o propósito de fortalecer a articulação entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação nos Colégios Técnicos, o VI SIPECT busca promover integração e diálogo entre as áreas. Inserido no contexto do SIUFPI, o evento também visa dar visibilidade à produção científica da UFPI e estimular o debate interdisciplinar em defesa da ciência, da democracia e da equidade de gênero.

Ufpi