• IMG_2987.png
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do curso de Letras Português e do Grupo de Pesquisa em Ensino, Leitura e Discurso na Contemporaneidade (GPELD), está oferecendo um curso de extensão presencial, intitulado “Sentidos em Disputa: Análise Materialista do Discurso”. Com carga horária de 60 horas e duração aproximada de um ano, o curso visa aprofundar os estudos na área da análise do discurso, uma vertente teórica que tem ganhado destaque recentemente no mestrado acadêmico em Letras.

Segundo a professora Tarsilane Fernandes, docente do Curso Letras Português da UESPI, o projeto é estruturado em 10 oficinas mensais, cada uma com 8 horas de duração. As oficinas serão ministradas por 10 pesquisadores especializados, sendo cinco deles do Piauí e cinco vindos de diferentes estados e instituições de renome, como a Unicamp, a Universidade Federal de Santa Cruz da Bahia, entre outras.

“O curso traz temáticas diversas, abrangendo diferentes frentes da análise do discurso, como discurso político, discurso digital e discursos racializados, proporcionando um amplo panorama das discussões contemporâneas nessa área”, explica a professora. O formato das oficinas permite um equilíbrio entre teoria e prática. Os participantes terão acesso a materiais disponibilizados previamente em ambiente virtual (Google Classroom) e poderão realizar atividades durante as aulas, fortalecendo a compreensão dos conteúdos.

“A Análise Materialista do Discurso é uma teoria que dialoga com várias áreas, como psicanálise, filosofia, história e linguística. Ela desperta muita curiosidade, mas também gera dúvidas pela sua complexidade. Por isso, um curso estruturado em oficinas é fundamental para facilitar a aprendizagem”, comenta. A professora ressalta ainda a importância das parcerias interinstitucionais: “A colaboração entre a UESPI e outras universidades brasileiras fortalece a troca de saberes e amplia a qualidade do ensino e da pesquisa no nosso estado.”

A diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão da UESPI, professora Samaira Souza, destaca o papel estratégico desse tipo de iniciativa para o fortalecimento da extensão universitária, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários.

“Os projetos de extensão são essenciais para aproximar a universidade da sociedade, levando o conhecimento acadêmico para além dos muros da instituição e gerando impacto real nas comunidades. No DPPE, nosso papel é orientar, acompanhar e assegurar que cada ação extensionista esteja alinhada às diretrizes institucionais e à legislação vigente, garantindo qualidade, relevância e efetividade. Dessa forma, fortalecemos a missão social da UESPI e contribuímos para a formação cidadã dos nossos estudantes”, afirma a diretora Samaira.

Filipe Eduardo, aluno do Programa de Pós-Graduação em Letras da UESPI, destaca a importância do curso para sua formação: “Eu sou associado do GPELD e, quando a professora Tarsilane propôs que o curso iria acontecer, todo mundo ficou super animado. Para nós que estamos inseridos dentro da análise do discurso, esse curso é muito importante porque, como a professora já falou, ele abarca muitas frentes de pesquisa na área do discurso — desde o discurso político até o discurso relacionado ao ensino. É uma oportunidade tanto para quem está no mestrado e precisa aprofundar suas pesquisas, quanto para aqueles que desejam conhecer mais e começar a pesquisar nessa área. Como o curso tem duração de um ano, a oportunidade é realmente única para se familiarizar, inserir e conhecer profundamente a análise materialista do discurso.”

Atualmente, cerca de 100 pessoas estão inscritas, entre estudantes de Letras, formandos, mestres, doutorandos e pesquisadores que têm interesse em aprofundar seus estudos sobre a Análise Materialista do Discurso. A professora Tarsilane Fernandes reforça o convite para interessados: “Quem deseja se especializar nessa área inovadora, construir uma base sólida para futuras pesquisas e participar de um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo não pode perder essa chance. O curso é também uma forma de fortalecer redes de contato e estimular o intercâmbio de ideias entre profissionais de diferentes lugares.”

Uespi