Na manhã desta quinta-feira (10), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) participou da cerimônia de premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento foi realizado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), e aconteceu no salão de eventos da Forma Bliss. A Olimpíada tem coordenação regional dos professores da UFPI, Jefferson Cruz dos Santos Leite (região norte do Estado) e Egnilson Miranda de Moura (região sul do Estado). Nesta edição, foram entregues 574 medalhas a estudantes das redes municipal, estadual, federal e particular. A cerimônia também homenageou 14 medalhistas de ouro da OBMEP 2023 e outros 79 medalhistas de ouro da edição de 2024.
O vice-reitor no exercício da reitoria da UFPI, Edmilson Moura, destaca a relevância das olimpíadas científicas no estímulo à educação e no desenvolvimento de habilidades entre os estudantes. “As olimpíadas vão muito além da resolução de equações matemáticas. Elas despertam o interesse dos estudantes, fortalecem a autoestima e mostram que eles são capazes. Esse é o principal objetivo: incentivar a autoconfiança. E, a partir disso, motivar pais, professores, escolas e o próprio Estado a contribuírem com o crescimento desses jovens”, afirma.
Na competição, três estudantes dos Colégios Técnicos da UFPI foram premiados na fase regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Dois deles são do Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) e um do Colégio Técnico de Teresina (CTT).
A estudante Manuela Vieira de Souza, do CTBJ, conquistou a medalha de bronze. Já finalizando o Ensino Médio, ela expressa grande entusiasmo pela conquista e destaca sua paixão pela matemática, cultivada por meio de projetos e atividades de monitoria. “Eu me sinto muito feliz, é uma grande oportunidade. Muitas vezes, as escolas públicas não são valorizadas como deveriam, então é ótimo termos essa chance de participar. Sempre gostei muito da OBMEP e da matemática. Estou muito feliz por estar aqui agora”, compartilha.
O medalhista de bronze do CTT é Willian Rian do Rego Benfica, aluno do 3º ano do Ensino Médio. Ele conta que se preparou para a competição com apoio dos professores e utilizando diversos recursos. “O colégio sempre incentiva e acompanha de perto nossos estudos, trazendo resoluções e curiosidades em sala. Meus professores, por exemplo, sempre se interessaram pelo meu desempenho”, explica Willian.
Ufpi