O Campus Amílcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí (CAFS/UFPI), em Floriano, realizou, nos dias 6 e 7 de maio, o XV Seminário Integrador do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC). Com o tema “A Licenciatura em Educação do Campo e o semear da integração entre escola e comunidade”, o evento promoveu debates essenciais sobre a formação docente voltada às realidades do campo, destacando a importância da articulação entre o conhecimento acadêmico e os saberes populares.
Entre os presentes estiveram Thelmara de Sousa Soares Leal, diretora de Ensino de Floriano, e Jucinaldo da Silva Roseno, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano.
Realizado no auditório do CAFS, o seminário teve como principal objetivo socializar as atividades desenvolvidas durante o período de alternância 2024.2. Os destaques foram os eixos temáticos “Agricultura Familiar” e “Desenvolvimento Sustentável”, além da troca de experiências vivenciadas nos estágios supervisionados. O evento também fomentou reflexões sobre o papel da LEDOC na formação de professores comprometidos com uma educação contextualizada, voltada à vida no campo, seus modos de produção e organização social.
Ao longo dos dois dias de programação, os participantes assistiram a palestras ministradas por especialistas e educadores com reconhecida atuação na área da Educação do Campo. A abertura contou com a palestra “Do PRONERA ao PROCAMPO: as políticas públicas de formação de educadores do campo e a implantação da LEDOC no Brasil”, proferida pela professora Rosa Maria de Jesus Brito (CAFS/UFPI).
Outro destaque foi a palestra “Agroecologia: ciência, movimento e um modo de vida”, apresentada por Kalil Siqueira da Luz (SEMAM – Teresina). Também foi abordada a temática da alfabetização científica no campo, com a palestra “Alfabetizando, letrando e divulgando: a LEDOC/CSHNB como agente de promoção da alfabetização científica”, proferida pela professora Edneide Maria Ferreira da Silva (LEDOC/CSHNB/UFPI).
Encerrando o ciclo de apresentações, o professor Adevaldo Pereira dos Santos discorreu sobre o tema “Contexto de ensino da Escola Família Agrícola – EFADE IV por meio da Pedagogia da Alternância”, ressaltando experiências exitosas e desafios na prática pedagógica desse modelo, que é central na proposta da LEDOC.
Ao final do evento, houve a apresentação cultural do grupo Nova Geração, de Floriano (PI), com a “Dança das Lavadeiras”.
O XV Seminário Integrador reafirmou o compromisso da UFPI e da LEDOC com uma formação inicial crítica, participativa e integrada às vivências do campo, valorizando os saberes locais e a autonomia das comunidades. O evento reforçou a importância da articulação entre universidade, escola e comunidade como caminho para uma educação transformadora, enraizada nas realidades campesinas.
Ufpi