• hospital-de-olhos.jpg
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Nos últimos meses de 2024, o projeto Física na Comunidade realizou três cursos marcados como suas últimas ações de extensão. Durante o período de vigência, de janeiro de 2023 à dezembro de 2024, o projeto buscou promover a popularização do conhecimento físico por meio de cursos para professores e eventos realizados em escolas de comunidades rurais, onde aconteciam palestras, oficinas, sessões de filme e observação com telescópio.

Dentre as últimas ações realizadas, estão o Curso Laboratório de produção de brinquedos para o ensino de Física na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, ministrado presencialmente de 11 a 13/09 no campus da UFPI em Picos, pelo Prof. Alexandre Leite e pelos bolsistas PIBEX/UFPI, Adriel Feitosa de Moura e Alisson Feliphe Oliveira Sousa Vitor. Com 12 participantes, o curso desenvolveu brinquedos com materiais de baixo custo para crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, para o ensino de conceitos e princípios da Física.

O Curso de Extensão Ensino de Física na Perspectiva Freiriana, foi realizado de 26/10 a 03/11. Ministrado de forma online pelo Prof. Dr. Alexandre Leite, contou com 21 participantes, incluindo mestrandos do Mestrado em Ensino de Física, do IFPI, Polo 65, e discentes da Licenciatura em Educação do Campo, da UFPI. O curso apresentou uma breve biografia de Paulo Freire e trouxe para a discussão conceitos freirianos importantes para um ensino de Física mais crítico.

O Curso Meteorologia no ensino de Física, de 29/11 a 17/12, foi desenvolvido no CETI Luiz Ubiraci de Carvalho, em Vila Nova do Piauí, pelo prof. Welhitom Florentino Leal. Ministrado presencialmente para estudantes da referida escola, o curso teve o objetivo de compreender a relação entre a meteorologia e a Física em nível médio de forma contextualizada, dentro da proposta de convivência com o Semiárido, e, ao final, os alunos produziram fanzines sobre o tema.

Depois de dois anos em vigor, o projeto Física na Comunidade foi finalizado no último dia 31. O professor e coordenador Alexandre Leite, cita o objetivo e a importância das ações realizadas, especialmente para os professores participantes. “O objetivo era popularizar o conhecimento de Física e de Ciências da Natureza de uma forma geral junto à população do campo ou comunidades periféricas aqui da região de Picos. Pegando Picos e municípios vizinhos. Os cursos foram importantes porque serviram principalmente para a formação de professores. Tanto professores em formação, que são os licenciandos em Educação do Campo, Ciências Biológicas e outros cursos, como professores em exercício”, finaliza.

Ufpi