A Universidade Estadual do Piauí, campus Josefina Demes, em Floriano/PI, em parceria com o Instituto Federal do Piauí, promove o II Congresso de Direitos Humanos. Este evento se alicerça no compromisso de promover diálogos científicos e culturais fundamentais para enfrentar os desafios contemporâneos na garantia dos direitos humanos.
O Congresso tem o objetivo de estimular o pensamento crítico e fomentar uma atuação sensível e engajada com as demandas sociais, articulando, de maneira interdisciplinar, ensino, pesquisa e extensão. Por meio desta iniciativa, buscamos fortalecer o vínculo da universidade com a comunidade local, promovendo um espaço de reflexão e ação transformadora.
Este ano, o tema central do congresso é "Esperançar o Bem Viver". Nosso desejo é que este tema nos inspire a conjugar reflexão e ação para enfrentar as estruturas coloniais - racismo, sexismo e outras formas de opressão - que se estabelecem como obstáculos na construção de uma sociedade pautada pelo bem viver. O estímulo ao protagonismo dos estudantes na construção do evento, a colaboração entre diferentes cursos da UESPI, a parceria com o Instituto Federal do Piauí e representantes do poder público, membros do Sistema de Justiça e movimentos sociais, busca criar redes de conhecimento e práticas integradas.
Portanto, convidamos estudantes, professores, pesquisadores, profissionais de diversas áreas e toda a comunidade envolvida com a promoção dos direitos humanos a se unir a nós neste encontro, fazendo parte desta significativa jornada rumo a um futuro mais esperançoso e humano para todos.
Contamos com a participação de todos para tornar este evento um marco de debates e ações para promoção, defesa e proteção dos diretos humanos.
Carga horária: 20 horas
Inscrições
Estudante - Graduação
R$20,00
até 27/11/2024
Últimas vagas
Profissionais
R$30,00
até 27/11/2024
Comissão organizadora
Grátis
até 26/11/2024
Últimas vagas
Realizar inscrição
Programação
Abertura: Terreiro de Capoeira
18:30-19:00
Por que 20 de novembro - Dia da Consciência Negra - tornou-se feriado nacional?
19:30-21:00
Coffee Break
21:00-22:00
Convidados
Anamaria Prates
Andreia Marreiro
Fredson Carneiro
Gisvaldo Oliveira
Ilka Teodoro
Lucineide Barros
Maria Luzinete Rodrigues
Raíza Feitosa
Renata Freitas
Robison Pereira
Samara Pataxó
Tatiana Oliveira