• roma.png
  • vamol.jpg

O Programa InovaUFPI, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), realizará, entre 12 de setembro e 3 de outubro, a atividade de extensão híbrida "Oficina Prática de Transferência de Tecnologia: Aplicação com Caso Real da UFPI". Com o objetivo de capacitar a comunidade acadêmica e difundir a cultura do empreendedorismo inovador, a oficina está com inscrições abertas, até o dia 4 de setembro, por meio do módulo de extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Inscreva-se aqui.

Segundo a coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI, Keylla Urtiga, esta é a primeira ação de extensão do InovaUFPI voltada para a comunidade acadêmica. "O Programa InovaUFPI é pioneiro na PROPESQI ao oferecer ações de capacitação e difusão da cultura do empreendedorismo inovador. Nossa primeira oficina será o início deste grande programa de extensão que estamos lançando", destacou.

A oficina contará com uma série de encontros, presenciais e on-line, focados na aplicação prática de um caso real de transferência de tecnologia. Os participantes terão a oportunidade de compreender, na prática, como ocorre a colaboração entre pesquisadores, empresas e universidades no processo de licenciamento de tecnologias para o mercado. Durante a oficina, será explorado um caso específico de transferência de tecnologia, em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFPI, detalhando todas as etapas, desde as negociações iniciais até a superação dos desafios do processo.

A abertura será presencial, no dia 12 de setembro, no espaço de Inovação InovaUFPI, localizado no Rosa dos Ventos. Os encontros subsequentes ocorrerão remotamente nos dias 19 e 26 de setembro, com o encerramento marcado para o dia 3 de outubro, quando ocorrerá a entrega das atividades e mentorias. A oficina é destinada a discentes, docentes, técnico-administrativos e empreendedores que desejam se capacitar no processo de transferência de tecnologia e aplicar esses conhecimentos em cenários reais.

A equipe organizadora é coordenada pela professora Keylla Urtiga e conta com a participação do gerente de Inovação Tecnológica, Paulo Jordão Cerqueira, do assessor de Pesquisa e Inovação, Albemerc Moura, assistente em administração da PROPESQI, Maria Eduarda Silva Alcântara, discente Michael Anderson Rodrigues Soares, e do palestrante externo, Helano Diógenes Pinheiro.

Ufpi