Teve início na quinta-feira, 15 de agosto, a edição de 2024 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). O evento conta com mais de 4 milhões de inscritos (4.162.130) em mais de 5 mil municípios de todo o Brasil. A ONC reúne estudantes da educação básica de todo o país, abrangendo desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.
Segundo o professor Jean Catapreta, coordenador geral do evento, a ONC é uma excelente oportunidade para que estudantes do estado do Piauí vejam a importância da Universidade Federal do Piauí como um polo relevante para a educação no Brasil, incentivando-os a se tornarem parte dessa instituição, seja nos cursos de graduação ou de pós-graduação.
No primeiro dia de competições, houve picos de cerca de 100 mil estudantes participando dos desafios online simultaneamente. A ONC 2024 será realizada em duas fases: a primeira de 15 a 17 de agosto, e a segunda de 12 a 13 de setembro.
A Olimpíada Nacional de Ciências é um projeto de extensão registrado, realizado e coordenado pela UFPI desde a sua criação, em 2016. De acordo com o professor Jean Catapreta, esse é o projeto de extensão de maior capilaridade entre as universidades públicas brasileiras. "Com esse amplo alcance, o nome da UFPI é levado e reconhecido em quase todos os municípios do Brasil. Além disso, o trabalho é amplamente reconhecido pelos ministérios e pelo governo federal. É a UFPI indo além dos muros da instituição", destacou.
A ONC é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e patrocinada pela Petrobras. Nos últimos anos, a maioria dos premiados tem vindo de escolas públicas, e a competição se tornou um fenômeno nas redes sociais, com dezenas de milhares de seguidores.
Ufpi