• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram da aplicação das provas do torneio Seduckathon 2024, nesta sexta-feira (23). O torneio de programação Seduckathon 2024 vai premiar os melhores projetos com um intercâmbio internacional.

Os testes foram aplicados aos 1.379 estudantes matriculados nos cursos técnicos Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais que se inscreveram no certame e aconteceram de forma presencial em 81 escolas de todo o Piauí. Os alunos tiveram quatro horas, entre 8h30 e 12h30, para responder às 60 questões de conhecimentos específicos e de língua inglesa de múltipla escolha, da prova objetiva.

Os estudantes selecionados na prova objetiva vão elaborar, sob orientação de um Professor, um projeto de programação na segunda etapa, como menciona o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

"Hoje ocorreu em 81 escolas de toda a rede estadual a aplicação da primeira fase do Seduckathon, que é uma prova objetiva em que participaram dessa etapa 1.379 estudantes inscritos. Uma prova que aplica conhecimentos gerais, específicos de tecnologia da informação e de língua inglesa. Dessa etapa sairão os selecionados que vão elaborar projetos de programação voltados para resolver desafios de suas próprias escolas. Vamos selecionar os melhores projetos para participarem do Seduckathon e os vencedores e farão um intercâmbio inédito na história da Seduc para países vocacionados para a área da tecnologia da informação", detalhou.

Um dos polos de aplicação das provas foi o CETI Pinheiro Machado, no bairro Dirceu I, zona sudeste de Teresina, onde 23 estudantes participaram dos testes. Segundo a gestora da escola, Rejane Coelho, os estudantes do tempo integral participaram de uma intensa preparação para as provas do Seduckathon.

“A escola ofereceu todo o suporte e preparação para os alunos participarem desse concurso e terem a chance de ir para os Estados Unidos. Nossos professores se dedicaram e organizaram revisões e simulados para proporcionar essa experiência enriquecedora aos estudantes. Tenho certeza de que essa oportunidade é muito empolgante para todos os envolvidos”, comentou a gestora.

O resultado definitivo classificatório da prova objetiva está previsto para o dia 4 de março.

Seduckathon - A competição de programação Seduckathon é uma iniciativa inédita da Seduc que envolve os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Rede Estadual. Cada escola será representada por um time com cinco alunos, que serão selecionados a partir da pontuação da primeira fase.

Seduc