• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Na terça-feira (14/11), os Colégios Técnicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) receberam, por meio do projeto AgroIFNordeste, equipamentos e materiais que serão utilizados para implantação das Unidades de Referência Tecnológica (URTs). Dessa forma, para os Colégios Técnicos de Teresina e de Bom Jesus foram entregues mudas frutíferas, equipamentos para implantação de sistemas de irrigação e placas solares para o funcionamento desses aparelhos.

biodigestores

Já o Colégio de Floriano recebeu biodigestores, utilizados para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica. A entrega, que aconteceu em Teresina, contou com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; a Superintendente de Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, Virgínia Muniz; o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; o Reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Borges da Cunha; além dos demais representantes da comunidade acadêmica.

O Reitor Gildásio Guedes fala sobre a importância dos equipamentos e materiais não só para os Colégios Técnicos, mas para a Universidade como um todo. “A entrega dos kits de biodigestor e fruticultor serve para incentivar as pessoas a usarem tecnologias sustentáveis e colher bons resultados para a nossa comunidade,” afirma.

Segundo o Professor do Colégio Técnico de Teresina, Daniel Biagiotti, o momento é oportuno para demonstrar o uso de energias renováveis. “É essencial expor para a comunidade e para os nossos alunos, que o uso de determinadas tecnologias, como placas solares, tanto no processo de irrigação, como no uso de biodigestor, é eficaz na produção de energia limpa, renovável e sem poluição”, enfatiza.

O Projeto AgroIFNordeste, vinculado ao Plano AgroNordeste do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é um convênio firmado entre a UFPI, por meio dos seus Colégios Técnicos e o Instituto Federal do Piauí que busca levar novas tecnologias aos produtores rurais por meio de assistência técnica qualificada e o fortalecimento da agricultura familiar e promover a capacitação dos agricultores, melhorando a produtividade desses produtores bem como as formas de comercialização.

Ufpi