Com o início do semestre letivo, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) está com novas turmas de aprendizagem profissional e aberto a estabelecer parceria com empresas interessadas em contratar aprendizes. Com a parceria, o único custo para a empresa é com o aprendiz (salário hora, auxílio transportes e demais direitos previstos na Lei da Aprendizagem).
Atualmente, o Programa Jovem Aprendiz no IFPI tem mais de 50 cursos incluídos no Cadastro Nacional da Aprendizagem Profissional (CNAP) do Governo Federal. Os cursos são de diferentes campi, presentes nos municípios de Teresina, Cocal, Parnaíba, Floriano, Picos, Pedro II, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Valença do Piauí.
As empresas que desejarem contratar aprendizes podem realizar a solicitação na Plataforma Oportunidades do IFPI. Também é possível obter mais informações diretamente com a Diretoria de Extensão Tecnólogica e Comunitária, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Conforme explica a diretora de Extensão Tecnológica e Comunitária, Samara Pereira, à medida que as vagas de jovem aprendiz forem disponibilizadas pelas empresas parceiras, as mesmas serão divulgadas na Plataforma Oportunidades do IFPI, para que os estudantes que estão no perfil possam se inscrever e participar da seleção.
“Os critérios básicos para participação no programa são: estar matriculado em cursos cadastrados no Programa; ter idade entre 14 a 22 anos e 6 meses (exceto para pessoas com deficiência, para quem não há limite máximo de idade”; possuir Carteira de Trabalho; possuir bom rendimento escolar; cursar o segundo ano do curso para estudantes do ensino técnico integrado e estar entre 1 e 2 módulo para estudantes dos cursos concomitante/subsequente, a depender do curso”, lista Samara.
Ifpi