O professor José da Silva Rodrigues, do Campus Floriano do IFPI, foi um dos selecionados para compor a equipe de professores de Física de Ensino Médio, das redes municipais, estaduais, federal e particular que irá participar da escola CERN 2023, ocorrerá em Lisboa, Portugal e em Genebra, na Suíça, entre os dias 31 de agosto e 09 de setembro.
O CERN é a Organização Européia para a Pesquisa Nuclear, e o curso é voltado para capacitação de professores do ensino básico para realizar transposição didática sobre Física de partículas e atrair o interesse dos jovens para o conhecimento científico. Na primeira etapa os professores conhecerão Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Portugal.
Em seguida, partirão para Suíça, onde conhecerão o maior laboratório do mundo na área de física da partícula, que oferece acesso livre a somente 20 países do mundo, e o Brasil vem buscando estreitar parcerias. Após o retorno, os professores realizarão eventos e palestras para disseminar os conhecimentos adquiridos.
“É uma oportunidade de trocar experiências com professores de diversos lugares do mundo e ainda estar próximo do que há de mais novo nas pesquisas sobre física de partículas”, disse o professor José.
Ifpi