• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) integra e apoia grupo interdisciplinar de especialistas e membros da sociedade civil que apresentou proposta para viabilizar investimentos na preservação e conservação do patrimônio cultural brasileiro, com foco na repatriação de bens culturais. A ideia é mobilizar a sociedade a participar com sugestões da elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 por meio de campanha disponível no portal “Brasil participativo” do Governo Federal. Um dos articuladores da proposta, o Prof. do Curso de Arqueologia da UFPI, Prof. Juan Cisneros, explica que a inclusão da proposta de conservação no PPA vai significar “a restituição e a valorização do patrimônio cultural que passará a ser prioridades na atual gestão do Governo Federal”.

O pesquisador destaca que a iniciativa já trouxe resultados positivos ao País, ao colaborar com a recente repatriação de um fóssil de dinossauro conhecido como Ubirajara jubatus, encontrado na Chapada do Araripe (região entre PI, CE e PE) e posteriormente adquirido ilegalmente por um museu na Alemanha. O fóssil foi restituído e agora encontra-se no Cariri, no Sul do Ceará.

O Professor reforça a importância da campanha para o Piauí. “Temos a maior quantidade de sítios com arte rupestre e os mais antigos registros humanos do continente, temos uma floresta petrificada, mais antiga que os dinossauros dentro da nossa capital. Essa riqueza toda precisa ser mais conhecida, valorizada e protegida. Por isso, é importante que todos votem a favor da proposta”, destaca o professor.

Participe - Para que a iniciativa seja levada em consideração pelos ministérios é necessário que atinja pelo menos 30 mil votos até o dia 14 de julho. Por isso, é tão importante a participação popular, pontua Cisneros.

Para ajudar na votação da proposta, basta cadastrar cpf e senha.

Confira o passo a passo clicando no link: redepatrimonio.com.br

Ufpi