A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou, nesta quinta-feira (29), a primeira etapa do “Curso de Atualização em Gestão Hospitalar e Qualidade em Serviços de Saúde”. O evento, direcionado aos diretores e gestores dos hospitais da rede estadual, acontece na Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Durante a abertura do curso, o secretário Antonio Luiz destacou a importância da iniciativa para a saúde pública estadual. “É um curso em nível de pós-graduação para que os gestores da saúde pública do Piauí se familiarizem com novos conceitos e trabalhem na melhoria dos processos para o atendimento da população piauiense”, frisou.
A primeira etapa do curso será concluída nesta sexta-feira (30), mas os outros três módulos acontecem nos dias 6 e 7 de julho; 20 e 21 de julho e 3 e 4 de agosto. Entre as atividades estão discussões e apresentações sobre gestão de trabalho, gestão de pessoas, gestão financeira, vigilância em saúde e segurança do paciente, entre outros temas.
“Esse curso tem uma carga horária de 120 horas e aborda temas como legislação do SUS, ensino na saúde, auditoria, regulação, vigilâncias e acreditação. É um curso bastante amplo, presencial e remoto. O objetivo é trazer qualificação aos gestores dos hospitais para melhoria de atendimento aos usuários”, explicou Jesus Dias, diretora da Escola de Saúde Pública (ESP).
Entre os assuntos trabalhados no primeiro módulo estão a discussão e capacitações sobre o pacto de convivência, gestão hospitalar e qualidade em serviços de saúde, além da gestão de suprimentos e logística hospitalar, a legislação do SUS, educação na saúde, ouvidoria em saúde, discussão sobre o projeto de intervenção e elaboração do mesmo.
Na avaliação de Dirceu Campelo, superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, o curso irá proporcionar a qualificação dos gestores, diretores e pessoas envolvidas na administração hospitalar. O exercício do saber é isso, nos dedicarmos, irmos em busca de conhecimento para depois aplicarmos na prática, nesse caso na gestão hospitalar”, disse.
O principal objetivo do curso é fortalecer, atualizar e qualificar gestores dos hospitais estaduais, levando informações que possam permitir desenvolver as competências essenciais para atuação como gestores hospitalares, com visão focada em resultados sociais e competência técnica nos diferentes cenários do SUS.
“Esse curso visa aprimorar o conhecimento na gestão, aproveitar a experiência que todos os gestores tiveram ao longo da sua carreira e fazer com que eles possam aprimorar e trazer bons resultados na saúde pública do nosso estado”, concluiu Jefferson Campelo, superintendente de gestão administrativa da Sesapi.
ascom