Nesta semana, o Instituto Federal do Piauí firmou parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para participar do Programa de Aprendizagem Inclusiva.
O Programa busca promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho através da aprendizagem profissional e o IFPI será um espaço para prática profissional de aprendizes com deficiência psicossocial.
Segundo o reitor Paulo Borges da Cunha, 17 aprendizes serão encaminhados à Reitoria do IFPI e aos campi de Teresina (Teresina Central, Teresina Zona Sul e Dirceu Arcoverde). "Um dos nossos maiores compromissos é fortalecer as práticas de inclusão social. Esses aprendizes que atuarão conosco terão a oportunidade de desenvolvimento profissional sob orientação de nossos servidores", comentou.
Na quinta-feira, 2, a parceira foi oficializada, em um evento na Ação Social Arquidiocesana, com a presença de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Programa Jovem Aprendiz da Ação Social Arquidiocesana, da empresa SERVFAZ e dos Centros de Atenção Psicossocial do município de Teresina. "Essa parceira vai permitir que esses aprendizes consigam mostrar suas competências, habilidades e para que todas as barreiras atitudinais e de preconceito sejam superadas", destacou o auditor fiscal do trabalho Leonardo Ivan da Paz Araújo, representante do MTE.
Nesta sexta-feira, 3, o Programa foi apresentado aos servidores do IFPI, na Reitoria. Na solenidade, os participantes assistiram a uma exposição feita pelos representantes das instituições e a uma palestra intitulada "A deficiência psicossocial e a inclusão no mercado de trabalho", ministrada pelo psicólogo Daniel Feitosa, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sudeste, da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.
IFPI