• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Realizou-se nesta quarta-feira (23) a solenidade de premiação da Olimpíada Nacional de Ciências - ONC em Brasília (DF), no auditório do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, com a presença do Vice-Reitor da UFPI, prof. Viriato; e do prof. Jean Catapreta, professor da UFPI e coordenador geral da ONC no Brasil. O evento tem organização da Universidade Federal do Piauí.

olimpiada

Estiveram na cerimônia o ministro da ciência e tecnologia Paulo Alvim, o diretor de divulgação da ciência do MCTI Daniel Lavouras, a gerente de Comunicação e Marcas da Petrobrás Fernanda Bianchini e a representante do fundo de populações da ONU, Júnia Quiroga.

Na oportunidade foram entregues medalhas de ouro e troféus aos 40 mais destacados estudantes que participaram da ONC 2022. Também foi entregue pela Petrobras um troféu ao mais destacado estudante de escola pública na ONC em todo o Brasil.

A ONU através do fundo para as populações - UNFPA - entregou 05 troféus para as mais destacadas meninas participantes da ONC 2022, uma de cada região do Brasil. Na sua fala, o vice Reitor Viriato destacou o papel da UFPI como divulgadora e incentivadora das ciências, através das ações desenvolvidas em praticamente todos os setores da universidade, tendo o ministro Paulo Alvim na sua fala reconhecido a importância e relevância que a UFPI tem protagonizado nos últimos anos.

O prof. Jean Carlo Antunes Catapreta em sua depoimento destacou o mérito dos estudantes ao conseguirem as premiações, e a relevância que as escolas e principalmente as famílias têm na formação destes jovens estudantes.

A ONC premiou neste ano de 2022 mais de 20.000 estudantes em mais de 4.500 municípios de todos os estados do Brasil. Estudantes estes que se destacaram dentre os mais de 3.154.000 (três milhões e cento e cinquenta e quatro mil) inscritos neste ano.

A ONC é um projeto de extensão cadastrado da UFPI, indo muito além dos muros da universidade e levando o seu nome a quase todos os municípios e estados do Brasil.

Ufpi