• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A quantidade de casos de câncer de fígado aumentará 55% em nível mundial até 2040, com 1,4 milhão de pessoas diagnosticadas e 1,3 milhão de mortes, avisou nesta quinta-feira (6) a Iarc (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer). A previsão faz parte de um estudo publicado no Journal of Hepatology.

cancerfigado

"O número de pessoas diagnosticadas ou morrendo de câncer de fígado aumentará em quase 500 mil casos ou mortes por ano até 2040", a menos que a incidência seja reduzida por meio da "prevenção primária", disse Harriet Rumgay, uma dos principais autores do estudo. O texto da Iarc, um centro da OMS (Organização Mundial da Saúde) com sede em Lyon, na França, lembra que câncer de fígado é a terceira causa principal de morte por câncer em nível mundial e está entre os cinco tipos mais comuns em 90 países, apesar de "a maioria dos casos poder ser evitada".

A prevenção é essencial para evitar essa patologia, com medidas como "imunizar, detectar e tratar a hepatite B" e a hepatite C, diz Rumgay.

A autora frisa também que a redução do consumo de bebidas alcoólicas pode ser fundamental para evitar o aumento do número de casos e mortes por câncer de fígado.

Um estudo recente da Iarc concluiu que 17% das ocorrências de câncer diagnosticadas em 2020 poderiam ter sido evitadas por meio da redução do consumo de álcool.

EFE

Foto: Freepik