• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que o ideal para uma pessoa não ser considerada sedentária é fazer ao menos 150 minutos de exercício por semana, o que o significa 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.

jovemagro

O australiano Mike Jay, de 27 anos, seguiu as recomendações e acrescentou mais uma hora de exercício na semana. Para emagrecer, ele escolheu o treino chamado HIIT — que é caracterizado por alta intensidade, mas de curta duração. O resultado foi que em dez meses ele saiu dos 124 kg que pesava para 90 kg.

Em entrevista ao R7 em agosto deste ano, a médica do exercício e do esporte do Hospital Edmundo Vasconcelos, Silvana Vertematti, explicou as vantagens desse tipo de treino. "No HIIT falamos de períodos de treinamentos curtos e alta intensidade. Então, a pessoa potencializa essas reações do organismo no sentido de obter os benefícios da atividade. Pode ser factível em 20 minutos ele ter efeitos muito bons? Pode ser, porque se trata de um exercício de alta intensidade. Quanto mais tempo você ficar, com certeza você tem os melhores benefícios dele de uma forma mais garantida".

Mike usou essa técnica para perder peso e melhorar a autoestima e a saúde. Pelo TikTok, ele compartilhou uma foto de um treino concluído em 15 de novembro, quando queimou 428 calorias em 29 minutos, e começou a contar como foi a sua experiência. "Todas as manhãs, sete dias por semana, eu fazia um treino HIIT por 30 minutos, não era negociável. Mesmo se eu me sentisse um m***, eu tinha que fazer isso", lembrou ele na rede social

Com a disciplina, os resultados surgiram rapidamente. "Ao fazer isso todos os dias e limitar a quantidade de açúcares e outras coisas que eu tinha, eu perdi quase 11 kg em um mês", disse ele.

O jovem destacou que mudou a forma como ele lidava com a alimentação. Ele parou de classificar a comida de boa ou ruim e prestava atenção em tudo o que comia. "Mas a maneira como eu olhava para a comida realmente mudou. Você apenas decide o que você coloca em seu corpo e a quantidade que come. O que muita gente não fala é que o autocontrole é a razão pela qual as pessoas perdem peso", contou ele.

Agora Mike faz sucesso explicando seus treinos no TikTok, mas ele ressaltou na web: "A parte mais importante é encontrar o que funciona para você, seguir seu próprio ritmo e não fazer isso por um cara — estamos fazendo isso por nós mesmos".

Os treinos HIIT do jovem consiste em 45 segundos de exercícios intensos seguidos de uma pausa para descanso de 15 segundos por 30 minutos.

R7

Foto: Montagem R7/Reprodução TikTok @styledbymyke