• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A diretoria do Rotary “Princesa do Sul” esteve reunida na manhã desta segunda-feira (15), com a secretária de saúde, Caroline reis, e técnicas da Secretaria de Saúde, para fechar parceria na realização do Dia D contra Pólio e Multivacinação que será realizada em Floriano no próximo sábado, dia 20. O Rotary trabalha para erradicar a Pólio há mais de 35 anos. 

rotar5

A Poliomielite, comumente chamada de Pólio, é uma doença altamente contagiosa causada pelo Poliovírus selvagem. A grande maioria das infecções não produz sintomas, mas de 5 a 10 em cada 100 pessoas infectadas com esse vírus podem apresentar sintomas semelhantes aos da gripe.

rotar4

Em 1 a 200 casos, o vírus destrói partes do sistema nervoso causando paralisia permanente nas pernas ou braços. Embora muito raro, o vírus pode atacar as partes do cérebro que ajudam a respirar, o que pode levar à morte.

Embora o último caso confirmado de Poliomielite por Poliovírus selvagem na região das américas tenha ocorrido em 1991, a ameaça continua. Apesar dos esforços para sua erradicação, atualmente, em alguns países asiáticos, ainda existem crianças com paralisia permanente provocada por este vírus. Devido ao risco de importação, o principal fator de risco para que crianças menores de 5 anos adquiram a doença é a baixa cobertura vacinal.

Com informações da Organização Pan-Americana da Saúde.