• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu solicitações de registro de seis kits para diagnóstico de varíola do macaco. Segundo a nota divulgada nesta quinta-feira (11) pelo órgão regulador, a análise dos pedidos já foi iniciada.

monkeypok

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), por meio do Instituto Bio-Manguinhos, é uma das solicitantes, com dois kits que usam a tecnologia PCR para a identificação do vírus monkeypox. O pedido foi enviado na quarta-feira (10). As primeiras solicitações foram enviadas pelo laboratório espanhol CerTest Biotec e pelo chinês BioGerm Medical Technology Co. Segundo a Anvisa, ambos são ensaios moleculares, já passaram pela avaliação do corpo técnico da agência e aguardam complementação de informações.

A empresa Shanghai BioGerm Medical Technology Co. também solicitou, na quarta-feira, a análise de um teste rápido, o primeiro desse tipo a ser encaminhado à Anvisa. A empresa brasileira Eco Diagnóstica enviou, na segunda-feira (8), o pedido de análise de um kit de diagnóstico que também se trata de um ensaio molecular, mas que tem parte da sua produção localizada em outro país.

Segundo a Anvisa, a prioridade será avaliar os produtos para diagnósticos in vitro "que possam ser utilizados como recurso para o enfrentamento da monkeypox".

R7

Foto: Reuters/Dado Ruvic/Direitos reservados