• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

As autoridades federais de saúde dos Estados Unidos, que decidirão na próxima semana se autorizam o uso de duas vacinas contra a Covid-19 em bebês, confirmaram nesta sexta-feira (10) os dados de eficácia, anteriormente fornecidos pelo laboratório Moderna, para imunização de crianças de 6 meses a 5 anos.

vacininfantil

A FDA (Food and Drug Administration) dos EUA, que revisou independentemente dados de ensaios clínicos conduzidos pela Moderna, relatou uma eficácia contra casos sintomáticos de 51% em bebês de seis meses a dois anos e 37% em crianças de dois a cinco anos. "Embora a eficácia da vacina (...) em crianças de seis meses a cinco anos de idade seja menor do que a observada em estudos em adultos e crianças maiores, ela é consistente com a eficácia observada contra a (variante) Ômicron em adultos", disse a FDA. No entanto, a vacina adulta da Moderna, mesmo com eficácia reduzida contra a Ômicron, ainda é muito eficaz na proteção contra casos graves da doença, observou.

Os dados da Moderna "apoiam a aplicação" da vacina em uma série de duas doses, a uma taxa de 100 microgramas por injeção em adolescentes de 12 a 17 anos, 50 microgramas em crianças de seis a 11 anos e 25 microgramas em crianças de seis meses de idade a cinco anos, concluiu o FDA.

Nos Estados Unidos, a vacina da Moderna atualmente é licenciada apenas para pessoas com 18 anos ou mais.

O longo documento, de mais de cem páginas, publicado pela FDA, servirá de base para as discussões que serão realizadas na próxima semana por um comitê consultivo de especialistas, que estudará a autorização da vacina Moderna e outra feita pela farmacêutica também americana Pfizer.

AFP

Foto: MIKE SEGAR /REUTERS