• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

remediocovidA Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta terça-feira (12) que está estudando os dados de eficácia do Molnupiravir, medicamento de uso por via oral contra a Covid-19 desenvolvido pela companhia farmacêutica MSD.

A informação foi divulgada pouco depois que a empresa entrou com pedido de uso emergencial nos Estados Unidos.

"É um progresso interessante, embora ainda tenhamos que ver os dados completos. Poderia ser uma nova arma na luta contra a pandemia", afirmou Christian Lindmeier, porta-voz da OMS, em entrevista coletiva concedida na sede da agência, em Genebra, na Suíça. Os comprimidos da MSD, se aprovados, poderiam se tornar o primeiro tratamento oral contra a Covid-19, sendo mais simples de ser utilizados do que os medicamentos intravenosos.

Além disso, é o primeiro medicamento desenvolvido com foco nos casos mais leves da doença provocada pelo novo coronavírus, que não requerem, a princípio, internação hospitalar.

Lindmeier, no entanto, destacou que vacinas e remédios não são as únicas armas atuais contra a Covid-19, destacando a necessidade da manutenção do uso de máscara e do distanciamento físico entre as pessoas, especialmente nos casos em que não há acesso aos medicamentos.

Após apresentar pedido de uso emergencial à agência reguladora de produtos farmacêuticos e alimentos dos Estados Unidos (FDA), a MSD afirmou em comunicado que se submeterá ao mesmo procedimento em outros países nos próximos meses.

No início deste mês, a companhia farmacêutica divulgou que as análises preliminares que realizou indicaram que o Molnupiravir reduziu em 50% o risco de hospitalização ou de morte entre pacientes com Covid-19.

EFE

Foto: Divulgação/Merk