Conhecer pessoas, se divertir e manter uma vida saudável. Existem muitas atividades que ajudam a incorporar essa trilogia no nosso estilo de vida e a prática de esportes é, sem dúvidas, a mais eficaz. O segredo é escolher aquele que mais combina com seu perfil e se encaixe de forma tranquila na sua rotina. Com uma atividade física regular, é possível:
- Fortalecer os ossos e a musculatura; • Melhorar a coordenação motora; • Reduzir a gordura corporal; • Aumentar a resistência física e a concentração; • Combater a depressão e ansiedade; • Fortalecer vínculos, nos casos de modalidade em grupo; • Oxigenar corpo e mente.
Embora as pessoas estejam habituadas a relacionar a prática de esportes à valorização da alta performance de atletas e jogadores, cada vez mais o chamado “esporte de lazer” ganha espaço e adeptos. Os esportistas amadores ou de final de semana são aqueles que escolhem as atividades que mais se alinham à sua capacidade de desempenho, mas que buscam divertimento e lazer enquanto cuidam do corpo.
Durante a pandemia, encontrar novas formas de lazer tornou-se uma necessidade ainda maior e os esportes ajudaram muitas pessoas nessa fase. Mexer o corpo e fazer aulas de forma remota ganharam novos adeptos durante os períodos de isolamento e distanciamento social que o momento exigiu. Uma prova de que a prática esportiva agrega em diversos pontos: traz alegria, entretenimento, socialização e sensação de bem-estar.
Mas como e onde começar, para quem não tem uma rotina estabelecida? Academias são sempre uma boa ideia, mas vale também se associar a clubes, centros esportivos e procurar grupos com os mesmos interesses nas redes sociais. Os tipos e modalidades esportivas variam muito; todos igualmente benéficos para a saúde física e mental.
Na lista de práticas individuais, vale destacar natação, corrida, tênis, golfe, hipismo, artes marciais, ciclismo, skate, surfe ou canoagem, entre muitos outros. Entre os coletivos, estão futebol, vôlei, basquete, handebol, badminton, polo aquático, enfim... Há muitas maneiras de se colocar em ação e se divertir, ao mesmo tempo. Seu corpo, sua mente e sua qualidade de vida agradecem.
Lembre-se de respeitar sua condição física e de saúde, bem como buscar um profissional de educação física sempre que necessário. Além disso, a partir dos 40 anos de idade, é mandatório passar por uma avaliação médica antes de iniciar a prática esportiva.
R7
Fotoi: Pixabay