• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

seringaO governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), anunciou, nesta quarta-feira (13), que iniciará, ainda esta semana, a distribuição de mais de duzentas mil seringas e agulhas que serão utilizadas na primeira fase da vacinação contra a Covid-19.

Contudo, ainda não há data para início da imunização, uma reunião para autorização das vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está prevista para domingo (17). O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a vacinação tem início ainda em janeiro.

A distribuição do equipamento para imunização por parte do governo estadual foi comunicada após o presidente Jair Bolsonaro ter afirmado, em postagem nas redes sociais, que o governo federal suspendeu a compra de seringas “até que os preços voltem à normalidade”.


Na época, o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, disse que o estado estava preparado para garantir os insumos e, no anúncio desta quarta, o governo garantiu que a entrega das seringas e agulhas, da primeira etapa, será realizada até o sábado (16).

“A entrega será feita de acordo com as etapas de vacinação, nas dezesseis centrais de frios espalhadas pelo Piauí. Nosso intuito é deixar toda rede pronta para a chegada da vacina”, explicou o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

Garantir celeridade
O objetivo da Sesapi é garantir celeridade no processo de vacinação. Segundo Herlon Guimarães, fazendo a entrega do material agora os municípios já estarão com para começar a imunização assim que a vacina chegar.

“As seringas e agulhadas serão entregues em todos os territórios de saúde e ficará a cargo das Regionais de Saúde a entrega aos municípios. Assim que chegar à rede de frios cada cidade pegará seu lote de acordo com o seu público alvo, algo que já acontece com outras campanhas de vacinação”, disse.

Vacinação

O governo espera que, na primeira fase de imunização, pelo menos 187.085 piauienses sejam imunizados. Estes estão nos grupos de trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 80 anos e população entre 75 e 79 anos.

O governador Wellington Dias (PT) acredita que a vacina deve ser autorizada até 20 de janeiro. “Como já tem vacinas no país, contrato de compra e plano nacional de imunização, eu creio que cinco dias após a autorização possamos começar a vacinar em todo o Brasil”, declarou.

O gestor espera que na próxima semana já se tenha uma data definida para o início da vacinação e um cronograma para imunização.

Para ter acesso à vacina o cidadão, que faz parte do público alvo de cada etapa, precisará do seu cartão de vacina e aqueles que não possuem o cartão não precisam se preocupar, basta se apresentar com um documento de identificação nos postos de vacinação e receber seu imunizante.

 

G1 PI

Foto: divulgação  Sesapi