• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

telacomptdorAssistir TV, usar o celular, navegar na internet e enviar mensagens – tudo ao mesmo tempo. Esse tipo de comportamento pode ter um efeito negativo no desempenho da memória em jovens adultos. É o que diz um estudo publicado na revista científica Nature.


As descobertas sugerem que o uso de várias telas ao mesmo tempo está associado a um aumento nos lapsos de atenção e no esquecimento.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores examinaram um grupo de 80 jovens adultos, de 18 a 26 anos:

Primeiro, os participantes foram apresentados a imagens de objetos em uma tela de computador.


Após 10 minutos, eles foram apresentados a uma segunda rodada de imagens e tiveram que identificar se eram maiores ou menores, mais agradáveis ou desagradáveis, ou se tinham visto a imagem antes em comparação com o conjunto anterior.
Para identificar os lapsos de atenção, os pesquisadores mediram as mudanças na atividade das ondas cerebrais e no diâmetro da pupila dos voluntários.


Os participantes também responderam questionários que mediram seu envolvimento com várias telas na semana, sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), impulsividade e uso de videogame.

Os resultados sugerem que os lapsos de atenção no momento anterior à lembrança estavam relacionados a uma redução nos sinais neurais da memória, junto com o esquecimento. Para os autores, o uso de várias telas pode estar associado a uma tendência de lapsos de atenção mais frequentes, o que pode piorar a memória episódica – memória de eventos autobiográficos, que podem ser lembrados conscientemente.

 

G1

Foto: Key Costello/Unsplash