• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

cargaviralO que é carga viral? O pneumologista José Rodrigues Pereira, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que carga viral é o número de cópias que a gente tem de um vírus em uma amostra de tecido ou secreção.


A carga viral pode tornar a covid-19 mais grave? De acordo com Pereira, não há comprovação científica de que uma maior carga viral reflete diretamente na gravidade da covid-19. "O que a gente sabe, com certeza, é que a exposição à carga viral maior aumenta o risco de a pessoa ter sintomas da doença", afirma. O especialista explica que isso acontece porque quanto maior o número de cópias do vírus, mais difícil é o combatê-lo e faz uma analogia: "O sistema imune é nosso exército protetor e o coronavírus é o exército invasor. Se o número de elementos desse exército for muito grande, a capacidade de invadir o sistema imune é maior"

Por sua vez, o pneumologista Carlos Carvalho, Diretor da Divisão de Pneumologia do InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, observa que quanto maior a carga viral, mais forte será a reação do sistema imune. É essa resposta exagerada do sistema imune que leva a casos mais graves de covid-19. "Vamos supor que eu sou o sistema de defesa da sala onde me encontro. Se entra um rato aqui eu posso dar uma vassourada e ele vai embora. Essa seria uma resposta leve e efetiva. Mas também posso dar uma resposta exacerbada e jogar uma dinamite, o rato vai embora do mesmo jeito, mas eu também vou explodir a porta", compara.

Vamos supor que sou o sistema de defesa dessa sala aqui. se vai entrar um cachorro aqui eu posso dar uma vassourada e ele vaiembora - leve e efetiva eu posso ter uma resposta exacerbada e jogar uma banana de dinamite e o cachorro vai embora, mas tbm vai explodir a porta (rato).

Um estudo mostrou que o coronavírus permanece por até 28 dias em algumas superfícies, como a tela de celular. Mas a carga viral ali presente é capaz de provocar infecção? Sim, é capaz, porém é pouco provável que isso aconteça, segundo Pereira. "Em superfícies como vidro, metal, papelão a carga viral vai diminuindo com o passar do tempo e assim, menor o risco de a pessoa se contaminar. Então, é possível o contágio, mas é pouco provável que ele ocorra", esclarece.


Em que fase da doença o paciente possui maior carga viral e possibilidade de infectar outras pessoas? Entre o sétimo e o décimo dia após o contágio. Essa é a fase de maior replicação viral, quando o vírus cria cópias de si mesmo. Pereira destaca que essa fase exige atenção, pois corresponde a um pico inflamatório e, depois dela, há pacientes que vão melhorar, enquanto outros vão apresentar uma evolução grave do quadro de covid-19
Crianças tendem a adquirir menos carga viral que adultos e idosos? Não se sabe. Mas, independente da carga viral, há algum fator de proteção que faz com que elas tenham menos risco de desenvolver sintomas sintomas e de apresentar formas graves da covid-19, de acordo com Pereira.

O uso de máscara reduz a exposição à carga viral? Sim, por isso a máscara é um método eficaz de prevenção."A pior máscara ainda é melhor que nenhuma máscara", destaca Pereira. Elas funcionam como uma barreira para todo tipo de infecção respiratória porque bloqueiam as gotículas maiores expelidas quando uma pessoa fala, canta, tosse e principalmente espirra. "Aerossóis [pequenas partículas líquidas contaminadas com o vírus que ficam suspensas no ar] ou gotículas menores podem passar, mas o risco de contágio é muito menor", acrescenta.

 

R7