Em Floriano chegou ao fim a reunião entre a ministra Damares Alves, o prefeito Joel Rodrigues e a equipe de médicos do Hospital Tibério Nunes. Ao sair do encontro, Damares afirmou que ficou “impactada” com as informações repassadas pela equipe médica que atua na instituição de saúde.
IMAGEM: ASCOM FLO
A ministra, durante a reunião, foi apresentada ao protocolo de tratamento dos pacientes com covid-19. No município, há a distribuição de kit de hidroxicloroquina e azitromicima para pacientes fazerem o tratamento em casa e tem conseguido bons resultados.
O uso dos medicamentos de forma domiciliar só podem ser feitos com prescrição médica em pacientes com sintomas leves e com acompanhamento de equipes de saúde. O Hospital Tibério Nunes também está usando hidroxicloroquina e azitromicima, além de corticoides.
“Todo mundo aqui resolveu arregaçar as mangas e salvar vidas de uma forma extraordinária. Estou saindo de Floriano impactada com o que vimos. Há uma união da Secretaria de Saúde, dos médicos, é uma união de forças salvando vidas. Graças a decisão do prefeito e dos médicos de desafiarem e resolverem salvar vidas”, destacou.
Joel Rodrigues, prefeito de Floriano, destacou a parceria entre os gestores da saúde da cidade e a equipe médica. “É uma alegria poder receber a ministra e sua comitiva. Estamos juntos com os profissionais de saúde na execução de um importante protocolo. Há uma integração com a atenção básica. É um protocolo importante que salva vidas”, disse Rodrigues.
Atualizada às 10h29, desta quinta-feira (14)
A ministra Damares Alves participa de videoconferência com a equipe médica que atua no Hospital Tibério Nunes, em Floriano. A reunião conta com a participação da médica Marina Bucar Barjud, que trabalha na linha de frente no combate à doença no Hospital HM Puerta del Sur, em Madrid, na Espanha.
Ela tem orientado na aplicação do protocolo médico adotado no município. Logo após a videoconferência, Damares deve realizar um pronunciamento e, em seguida, deixa a cidade de volta à Brasília.
Da redação