• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

candidiaseComum, mas tratada como tabu – a candidíase. Uma infecção genital causada pelo fungo Candida albicans, que provoca coceira, secreção e inflamação.

Boa parte das mulheres terá candidíase em algum momento da vida. E no verão as chances aumentam porque o fungo gosta de ambientes quentes e úmidos.

"Esse fungo gosta de se proliferar em ambientes úmidos e quentes. A gente já nasce com esse fungo, faz parte da flora vaginal. Mas ele vai causar sintomas quando começa a se proliferar demais", explica a ginecologista Ana Lúcia Beltrame.

Segundo a ginecologista, alguns fatores podem “ativar” o fungo. São eles: baixa imunidade, antibióticos e corticoides, diabetes, uso de absorvente diários, calor e umidade.

A candidíase não é uma infecção sexualmente transmissível (IST) porque é ocasionada por um fungo oportunista.


Sintomas da candidíase


Vermelhidão


Ardor


Coceira


Dor durante a relação


Corrimento (normalmente branco, espesso, parecendo uma nata de leite)


Mas atenção: você não precisa ter todos os sintomas. Os sintomas aparecem na vagina e na vulva (dentro e fora). "Muitas pacientes se queixam somente do ardor vaginal e da coceira", alerta Beltrame.

Sim ou não?
Biquíni molhado pode provocar candidíase? Sim. "A mulher fica o dia todo com o biquíni molhado. Quando chegar em casa, o ideal é colocar uma calcinha de algodão, um shorts. A manutenção do ambiente úmido pode fazer proliferar a candidíase".

Candidíase deixa cheiro ruim? Não. "A candidíase não deixa cheiro, mas é importante lembrar que, quando a paciente está com a candidíase, ela está com a flora vaginal alterada e ela coça. Isso pode causar uma contaminação secundária, por outras bactérias, modificar a secreção vaginal que, eventualmente, pode cheirar".

Criança pode ter candidíase? Sim. "Muitas vezes a gente acha que a candidíase só acomete mulheres mais velhas. Não. Criança também pode ter. Cuidado com fralda no verão. Essa época é propensa e a criança pode ter candidíase".

Ducha vaginal ajuda a tratar a candidíase? Não. "Primeira coisa: candidíase não tem nada a ver com higiene. E erroneamente, muitas vezes a gente acha que jogar uma água, algum produto, uma ducha vaginal, vai melhorar. Pelo contrário, pode provocar uma infecção secundária, piorar a flora vaginal e consequentemente piorar o quadro".

Quem está com candidíase pode fazer banho de assento? Sim. "Quem está com um sintoma clínico precisa procurar ajuda médica, porque nem toda coceira é candidíase. Mas se você estiver com coceira e ardor vaginal, você pode fazer um banho de assento com bicarbonato (uma colher de sopa para dois litros de água mais fria). Ajuda no alívio dos sintomas".

Posso pegar candidíase na areia da praia, mar e piscina? Não. "A candidíase é um fungo que já habita a vagina. O que vai fazer aparecer a doença é o desequilíbrio vaginal".

Posso pegar candidíase compartilhando a toalha? Não. "A candidíase não é transmissível".

Como tratar?


Antimicótico

Antifúngico

Pode ser tanto via oral quanto local. O tempo e o tipo de tratamento dependem da gravidade. A mulher vai sentir a melhora em 48 horas. Durante esse período a mulher não deve ter relações sexuais.

 

G1

Foto: arte TV Globo