• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

pesoComo distribuir bem o peso das sacolas, bolsa, mochila, sem sobrecarregar a coluna? Ao carregar algo pesado, a nossa coluna não pode envergar, nem sofrer torções, pois sua estrutura não suporta esses movimentos. De acordo com o neurocirurgião Adriano Scaff, a coluna é como mola, que comprime e estende.


A dica ao carregar sacolas de supermercado é distribuir o peso nos dois braços. Jamais coloque o peso de um lado só do corpo. Alterne também o ombro onde você leva a bolsa. Mas e a mochila? Vale a mesma regra da sacola: distribuição do peso. Use sempre uma mochila de duas alças bem ajustadas.


Por que as crianças não devem levar mochila escolar nas costas?
Estudos apontavam que crianças podiam carregar mochilas com 5% a 10% do seu peso, sem prejuízos à coluna. Entretanto, Scaff explica que novos estudos mostraram que as crianças não devem carregar nada nas costas, pois a coluna ainda está em crescimento.

O ideal é usar a mochila de rodinha.
“O peso sobre os discos, articulações e ligamentos pode alterar o crescimento dessas estruturas ou gerar crescimento irregular, gerando dores nas costas da criança desde pequena”, alerta o neurocirurgião.

Nas costas das crianças apenas mochilinhas com uma muda de roupas ou brinquedinhos leves, mas nada de material escolar.

 

G1