• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

cafeO café está presente na mesa de muitos brasileiros. O Bem Estar já mostrou que ele pode reduzir o AVC em mulheres, reduzir em 10% as doenças cardiovasculares e que pode até proteger contra o mal de Parkinson e Alzheimer.

Mas você sabia que ele também pode ajudar a perder peso? Um estudo feito na Universidade de Nottingham, na Inglaterra, analisou os efeitos de um copo de café na gordura marrom em humanos, um tipo de tecido descoberto recentemente em adultos e que, diferente da gordura branca, é inversamente proporcional ao peso. Ou seja, pessoas obesas têm menos gordura marrom no corpo e as mais magras, mais gordura deste tipo.

Mas o que é gordura branca e gordura marrom?
Temos dois tipos de gordura no corpo: a branca, chamada de ‘ruim’, e a marrom, chamada de ‘boa’. A branca, em excesso, faz mal. Ela tem função de armazenar energia e é facilmente adquirida na alimentação. Já a marrom tem a função de manter o calor. Ela nasce com a gente e não tem como aumentar a quantidade.

Alguns alimentos e atividades conseguem estimular a gordura marrom, que ativa o metabolismo. O café é um deles. O estudo percebeu que, após tomar café, o calor aumentou nas regiões onde estão a gordura marrom.

 

Ainda não se sabe a quantidade de café para ter esse benefício, mas sabemos que não é indicado tomar mais de quatro xícaras por dia. Isso porque o café pode provocar insônia e taquicardia.

O café, na medida certa, traz outros benefícios, como socialização, melhora do desempenho no trabalho, melhora o humor, dá mais energia porque estimula o sistema nervoso central e melhora a resistência à insulina.

 

G1