• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

festjuninaQuando se fala em festas juninas, logo se lembra das quadrilhas e das diversas opções de comidas deliciosas Brasil afora, mas nessa época do ano, as festas também podem estimular as brincadeiras para crianças. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a maioria das crianças brasileiras (78%) não se movimenta o mínimo necessário, que são 300 minutos na semana, o que equivale , mais ou menos, uma hora por dia.

O preparador físico, Márcio Atalla, fala a importância da atividade física e das brincadeiras para as crianças. "Primeira coisa: criança tem que brincar. Quanto mais lúdico for, melhor. A criança não precisa ir para uma academia. As brincadeiras são extremamente importantes. Tem o lado social, o lado emocional muito bacana nessas brincadeiras. Além de queimar caloria, você desenvolve habilidades, como equilíbrio e coordenação".
Veja algumas sugestões de brincadeiras juninas:

- Dança da laranja: o objetivo é dançar sem deixar a laranja cair da testa, barriga ou bochecha. Se a laranja cair, a dupla é eliminada. Ganha quem ficar com a laranja na testa até o final da música.

- Jogo das argolas: as crianças arremessam cinco argolas (bambolês) nos cones. Quem errar, vai pro final da fila para brincar novamente. Ganha quem somar mais pontos.

- Baile do carrapato: a dupla tem que dançar com um balão amarrado em uma das pernas e de mãos dadas. Quando a música parar, as duplas têm que tentar estourar o balão de outras. Ganha a dupla que ficar com o balão amarrado na perna até o final da música.
Veja os benefícios das atividades juninas para as crianças:

Agilidade;
Queima calórica;
Velocidade;
Coordenação;
Noção de distância e espaço;
Ajuda no ritmo;
Estímulo ao raciocínio e estratégia.

 

G1/Bem Estar

Foto: Reprodução/ TV Globo