• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

caminhadaVocê sabia que caminhar é tão bom quanto correr? Muitas pessoas acham que só quem faz um exercício muito intenso tem benefícios para a saúde. Entretanto, o preparador físico e consultor do Bem Estar Márcio Atalla explica que uma caminhada frequente e em ritmo moderado faz muita diferença.

Pessoas sedentárias têm de 20% a 30% mais risco de morte por doenças crônicas, como doenças do coração e diabetes, que as pessoas que realizam ao menos 30 minutos de atividade física moderada, cinco vezes por semana.


O que é uma caminhada em ritmo moderado? De acordo com Atalla, é conseguir conversar só um pouquinho enquanto caminha. Se conseguir falar todo tempo ou não conseguir falar nada, não é moderado.

Para a caminhada, o ideal é usar um sapato confortável. Leve também uma garrafa de água e boné, roupa fresca para se proteger do sol e evitar a desidratação. “A caminhada é uma atividade física de baixo impacto, por isso não precisa de um tênis de grande amortecimento”.

E será que todo mundo pode caminhar? Quase todo mundo – 99%. “Só não caminha quem tem algum tipo de lesão, algum tipo de limitação física”. O preparador orienta que o melhor lugar para começar a caminhar é em lugar plano. A medida que a pessoa for se condicionando, ela pode arriscar subidas e descidas.

 

G1

Globo