• 1200x200.gif
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • SITE_BANNER.png
  • vamol.jpg

Observar o comportamento dos bebês nos primeiros meses é fundamental para identificar possíveis sinais de condições de saúde. No caso do Transtorno do Espectro Autista (TEA), embora o diagnóstico costume ocorrer por volta dos dois anos, alguns indícios podem surgir ainda nos primeiros meses de vida.

criançaautismo

Um diagnóstico precoce pode ajudar a criança a se desenvolver com mais autonomia e qualidade de vida. Confira!

Quais são os primeiros sinais de autismo no bebê? Os sinais do TEA costumam se manifestar a partir dos 12 meses de nascimento. Apesar disso, um diagnóstico mais fidedigno costuma acontecer depois dos 2 anos, quando é possível avaliar melhor habilidades sociais, de comportamento e linguagem.

De acordo com Cecília Gama, pediatra integrativa da Clínica Mantelli, em entrevista prévia ao MinhaVida explicou que o olhar do bebê pode ser um dos primeiros indícios a ser observado.

Enquanto bebês geralmente fixam o olhar nos olhos de quem está à sua frente e acompanham seus movimentos, aqueles com algum grau de autismo muitas vezes têm dificuldade em manter o olhar e seguir o movimento do observador.

“Mas é muito sutil nesse momento, conforme a criança vai evoluindo, vai ficando um pouquinho maior, vão passando os meses, a gente tem que associar os sinais, não é só isso, mas isso já é um sinal”, destaca a especialista.

Outros sinais de autismo Ao perceber qualquer sinal, é importante relatar os comportamentos ao pediatra que acompanha a criança, que poderá encaminhá-la para uma avaliação especializada. Além do olhar, outros sinais de autismo que podem ser observados em bebês e crianças incluem:

Movimentos repetitivos ou estereotipados Pouca resposta ao próprio nome Dificuldade ou desinteresse em interagir ou brincar com outras crianças Resistência a abraços e beijos Contato visual reduzido ou pouco frequente Atraso ou ausência de palavras com significado Regressão de habilidades já adquiridas Sorrisos raros ou pouco espontâneos.

Minha Vida

Foto: © AaronAmat/Gettyimages