• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Um levantamento divulgado pela BBC News, da Inglaterra, mostrou que vapes falsificados podem conter altos níveis de metais pesados, como o chumbo, níquel e cromo. A pesquisa foi realizada pelo laboratório Inter Scientific, em Liverpool, a partir dos acessórios coletados entre alunos da escola de ensino médio Baxter College, a cerca de 160km de distância da cidade. estudo Estigma e adesão ao tratamento são os principais desafios para pacientes com esquizofrenia Saúde Estigma e adesão ao tratamento são os principais desafios para pacientes com esquizofrenia 'Pandemia dos pobres': ONU alerta que há um bilhão de pessoas expostas à cólera Saúde 'Pandemia dos pobres': ONU alerta que há um bilhão de pessoas expostas à cólera

De acordo com as informações, foram analisados 18 vapes, dos quais, a maioria não era regulado e não havia passado por qualquer tipo de teste para ser comercializado no país.

vapes

Assim, foi concluído que tais estudantes estariam sujeitos à inalação de mais do que o dobro da quantidade diária de chumbo considerada segura, seis vezes mais quantidade de cromo e até nove vezes mais a quantidade de níquel. Ainda, foram encontrados outros componentes nocivos associados à fumaça de cigarros.

À BBC, o cofundador do laboratório, David Lawson, afirmou que em 15 anos nunca encontrou chumbo em um desses dispositivos. "Nenhum deles deveria estar no mercado - eles quebram todas as regras sobre os níveis permitidos de metal. Eles são o pior conjunto de resultados que já vi."

Ao contrário do que era acreditado, os cientistas atestaram que as substâncias tóxicas não vinham da fumaça gerada pela combustão, mas do próprio líquido do dispositivo.

Para o site britânico, o professor de epidemiologia da Universidade de Nottingham, John Britton, explicou como a inalação de tais metais pode ser prejudicial à saúde.

“O chumbo é uma neurotoxina e prejudica o desenvolvimento do cérebro; o cromo e o níquel são alérgenos e as partículas de metal, em geral, na corrente sanguínea, podem desencadear a coagulação do sangue e exacerbar doenças cardiovasculares.” Outro achado durante os testes realizados pelo laboratório foi o de compostos chamados carbonilos, também encontrados nos cigarros, em 10 vezes mais do que o autorizado para os vapes legais.

"Os carbonilos são levemente cancerígenos e, portanto, com o uso contínuo aumentarão o risco de câncer - mas em produtos legais, os níveis de todas essas coisas são extremamente baixos, de modo que o risco vitalício para o indivíduo é extremamente pequeno", alegou Britton ao site.

R7

Foto: EVA HAMBACH/AFP