• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Novos dados de um banco de dados dos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos mostram uma possível relação de risco de AVC (acidente vascular cerebral) para adultos mais velhos que receberam a vacina contra a Covid-19 atualizada da Pfizer/BioNTech. O sinal, todavia, é mais fraco do que a agência havia sinalizado no início de janeiro, disseram autoridades de saúde na quinta-feira (26).

pfizer

Funcionários da FDA — agência reguladora de medicamentos, semelhante à Anvisa no Brasil – disseram que não detectaram uma ligação entre as vacinas e os derrames em dois outros bancos de dados de monitoramento de segurança.

Os novos dados foram apresentados em uma reunião de especialistas externos que aconselham a FDA sobre a política de vacinas.

No início deste mês, as autoridades de saúde dos EUA disseram ter detectado a possível ligação com derrames isquêmicos em pessoas com mais de 65 anos que receberam as novas doses de reforço em seu banco de dados Vaccine Safety Datalink (VSD).

Eles disseram na época que era muito improvável que representasse um verdadeiro risco clínico.

Nicola Klein, da empresa de saúde Kaiser Permanente, que mantém os dados de VSD para o CDC, disse que a taxa de derrames observados no banco de dados diminuiu nas últimas semanas, mas o sinal ainda era estatisticamente significativo, significando que provavelmente não é por acaso.

A maioria dos casos confirmados também recebeu uma vacina contra a gripe ao mesmo tempo, o que pode ser um fator, disse ele.

O cientista da FDA Richard Forshee disse que a agência planeja estudar se há algum risco aumentado de derrame por receber as duas injeções ao mesmo tempo.

Ambas as agências ainda recomendam que os adultos mais velhos recebam as doses de reforço, agora adaptadas para atingir as subvariantes da Ômicron, bem como o coronavírus original.

Reuters com R7

Foto: Eric Gaillard/Reuters